O que são Crenças Limitantes!
Eu sempre falo em vários textos e vídeos sobre crenças limitantes. E, de vez em quando, alguém me pergunta: o que é isso? O Que São Crenças Limitantes?
Crenças limitantes são pensamentos, interpretações que você toma pra você como verdadeiros, mas que no fundo são falsas ou pelo menos não são verdades absolutas, e que impedem a sua vida de se tornar melhor.
As crenças limitantes podem impedir você de ter mais saúde, relacionamentos melhores e mais prosperidade. Podem atrapalhar o aprendizado de uma língua, de uma nova tecnologia, ou impedir que você siga a sua vocação. É algo tão sério que pode impedir você de ser feliz, de ter alegria e levar alguém a criar uma vida de doença e sofrimento.
Vou dar exemplos pra ficar mais claro. Uma amiga minha teve um sério problema no colo do útero tido como incurável. Ela perguntou pro médico dela se, fazendo os tratamentos necessários ela poderia manter o útero porque o sonho dela era ser mãe. O médico descartou completamente essa possibilidade e falou que nada adiantaria, e que ele teria que tomar os remédios fazer a quimioterapia, e monitorar o problema mas que tinha que retirar o colo do útero. Acontece que essa minha amiga não acreditou no que ouviu e foi em busca de alternativas fora da medicina alopática. Passou por vários médicos, e o problema foi revertido. De “benefício colateral” a uma possibilidade de manter o sonho dela de ser mãe e um ano depois ela teve uma menina e não perdeu seu útero.
O médico tinha uma crença limitante de que era impossível curar aquele problema. A minha amiga poderia ou não ter adquirido a mesma crença. Se tivesse adquirido, estaria triste e com uma grande frustação de não ser mãe e refém de uma análise de um médico que pela sua experiência não creu em outras possibilidades para mantê-la sadia e podendo realizar seu sonho. Sua saúde foi restabelecida, ela fez os tratamentos necessários e não perdeu suas esperanças.
Já uma cliente que eu tive adquiriu uma crença de que ela não conseguiria ser uma boa líder. Isso aconteceu por que ela assumiu uma posição de liderança sem preparo, a empresa mandou com esta crise os gerentes e diretores embora. Com isso ela acreditava que a falta de feedback e de um mentor, não e levaria ao resultado que o dono da empresa tinha apostado ao colocá-la nessa posição. A partir dessa crença, ela não se sentia apta a fazer escolhas assertivas e melhorias pra sua carreira e foi, de forma inconsciente, criando uma estigma profissional de sofrimento.
As crenças limitantes podem ser adquiridas de várias formas: A partir de coisas que você ouviu de outras pessoas (pais, igreja, imprensa, professores, médicos, amigos e etc.). A partir de experiências de sofrimento que você viveu, e/ou a partir de experiências de outras pessoas que você observou.
Eu tive muitas crenças limitantes ligadas à Inteligência emocional e por que ouvia meus pais falarem que eu não iria conseguir ser vitoriosa sozinha, porque sempre precisava que alguém me guiasse ou ajudasse. Eles diziam que eu não era capaz e sempre tinha uma explicadora particular porque o ensino em Portugal era muito puxado. Como seu eu não fosse inteligente o suficiente para ser uma pessoa bem sucedida, mas os filhos dos outros eram a referência. Eu acreditei que tinha dificuldade em aprender porque eles verbalizavam constantemente a minha capacidade intelectual. Hoje sou Psicóloga, com Pós em Gestão Estratégica de RH e MBA em Coaching, dentre outras certificações. E o resultado poderia ter sido um desastre. Eu me sentia culpada perante eles e os outros por não ser uma estudante de destaque, então de forma inconsciente eu me sabotava e não me esforçava porque acreditava que só passava de ano se tivesse uma explicadora. E ainda por cima ao passar de ano na escola ganhava uma viagem ao exterior, ou seja tudo contribuía para o meu insucesso e com escolhas equivocadas. Naquela época eu não conseguia enxergar isso. Só depois de muito trabalho de autoconhecimento e já na faculdade de psicologia, participando de dinâmicas de grupo eu percebi e consegui curar e mudar essas crenças. Hoje a minha atividade profissional tem uma prosperidade incrível!
As crenças limitantes operam como um programa no seu inconsciente. Elas moldam a forma como você vê e interpreta o mundo e interferem de forma decisiva nas suas escolhas. Você pensa que você está escolhendo, mas, no fundo, suas crenças estão fazendo escolhas pra você e criando a vida que você tem. A sua realidade, seja ela boa ou ruim, é um reflexo direto das crenças que você carrega.
As emoções de experiências negativas do passado deixam o nosso inconsciente impregnado de crenças limitantes, como foi o caso da amiga que eu citei. Uma forma de você reduzir drasticamente o número de crenças limitantes que você tem é através da cura das emoções negativas de experiências que você viveu no passado. Essa limpeza emocional remove também as ideias negativas que foram criadas e ficaram associadas a experiência.
E pra limpar essas emoções, eu recomendo a prática Use o “PORQUE”!!!
Porque é uma palavra especial, porque quando aparece em uma frase geralmente é seguido por um motivo.
Não posso sair esta noite porque estou tenho que estudar
Não posso começar um novo negócio agora porque a economia está um caos.
Não posso mudar de emprego porque já estou muito velho.
Cada vez que você ouvir “porque” você vai ouvir um motivo para a declaração que vem antes disso.
Podemos usar o poder do “porque” para trazer à tona as nossas “razões”.
Antes de explicar como usar o “porque” para identificar crenças limitantes, vale ressaltar que existem dois tipos de “razões” que podem ser descobertas:
Por exemplo:
Estou molhado porque tomei chuva (fato)
Estou sozinho porque ninguém me ama (crença)
Às vezes, pode ser difícil distinguir se uma razão é um fato ou se é uma crença. Nesses caso basta observar se a razão é válida para todo mundo, sem exceção, ou se é válida só para você ou só para um grupo de pessoas.
Com esta pequena dica você aprende a eliminar emoções e Pensamentos negativos em minutos!). A técnica do “PORQUE” é muito simples e consegue dar resultados rápidos na maioria das vezes. Você pode ajudar a si mesmo, pode ajudar pessoas da sua família ou ajudar clientes caso seja um terapeuta.
Um forte abraço!
Anabela Linhares
Master Coach.
PS.: Se você gostou desse artigo e acredita que esse conhecimento pode ajudar outras pessoas, então deixe seu comentário em algum lugar dessa página.
Vou ficar muito grata!
EU SOU Anabela Linhares, Master Coach de Carreira, Especializada em Realização Profissional e Psicóloga. Através da minha experiência profissional e de acordo com a minha essência, decidi sair do mundo corporativo e após 28 anos trabalhando na mesma profissão, mesmo sendo bem sucedida e tendo alta performance, percebi que faltava algo a mais, e durante um processo de coaching eu descobri minha missão, meu propósito e a minha essência