Você já reparou que líderes verdadeiramente autoconfiantes creem que terão êxito em todas as suas empreitadas? Por terem autêntica convicção em si mesmos, eles inspiram respeito, segurança e têm forte influência sobre sua equipe, a inspirando, motivando e energizando.
Em contrapartida, líderes pouco confiantes são demasiadamente críticos a respeito de si mesmos, estão sempre tentando agradar outras pessoas, mesmo que contra os seus princípios, e menosprezam as suas competências e capacidades. Estes raramente atingem excelentes resultados, não é mesmo?
É fácil concluir que, sem autoconfiança, não existe liderança de excelência. Mas de onde vem a autoconfiança? Ela surge involuntariamente? Não! Mas é totalmente possível desenvolvê-la. E é por esse motivo que muitas pessoas recorrem ao coaching!
O desenvolvimento da autoconfiança requer o conhecimento de seus próprios valores e desejos, suas atitudes e habilidades. Isso envolve, também, o desenvolvimento dos três pilares que sustentam a liderança:
Como você julga a sua capacidade?
O primeiro elemento que alimenta a autoconfiança é a autoeficácia, fundada na crença em nossa capacidade de atingir objetivos com foco em nossa performance. Líderes que desenvolvem a autoeficácia são mais ativos, trabalham com mais obstinação, são mais persistentes e têm menos reações emocionais adversas perante conflitos e grandes desafios. É o seu caso?
Como você julga o seu próprio valor?
O segundo elemento da autoconfiança é a autoestima. Líderes com baixa autoestima culpam a si mesmos por tudo. Assim, têm pouca motivação para encarar os desafios, pois não acreditam em sua própria capacidade de enfrentá-los, o que prejudica a performance de toda a sua equipe.
Como você enxerga a si mesmo?
A visão que você tem de si mesmo com base em suas próprias experiências e no feedback dos outros consiste no autoconceito. Você escuta e avalia o que o seus liderados têm a dizer a seu respeito? É preciso abrir a mente para críticas, elogios e sugestões, mas sempre com um olhar analítico, focado em desenvolvimento e evolução. Dessa forma, você se sentirá mais seguro e confiante de seu perfil profissional e seu estilo de liderança.
Com autoeficácia, autoestima e autoconceito elevados, você atingirá um alto nível de autoconfiança e, assim, poderá conquistar um nível de alta performance. É isso que você almeja para a sua carreira? Com o coaching você alcançará mais facilmente, em menos tempo e com maior excelência!
EU SOU Anabela Linhares, Master Coach de Carreira, Especializada em Realização Profissional e Psicóloga. Através da minha experiência profissional e de acordo com a minha essência, decidi sair do mundo corporativo e após 28 anos trabalhando na mesma profissão, mesmo sendo bem sucedida e tendo alta performance, percebi que faltava algo a mais, e durante um processo de coaching eu descobri minha missão, meu propósito e a minha essência