Depois de anos, se aprende muito no mundo corporativo, o que, de certa forma, ajuda a entender e a resolver dilemas comuns para profissionais que procuram um processo de coaching.
As pessoas estão trabalhando mais, sofrendo e se envolvendo cada vez mais com coisas que não trazem prazer nem benefício. Muita gente reclama, porém não move uma palha para mudar.
A dor pode ser amenizada com leitura e boa vontade mas a maturidade só vem com a experiência e o tempo não dá saltos.
Dessa forma, segue algumas dicas para te ajudar .
1) No mundo corporativo, você conhece milhares de pessoas, mas conta nos dedos aqueles que realmente pode chamar de amigos. Amigos são amigos e ponto final, no trabalho ou fora dele. Tenha colegas, evite inimigos.
2) O ser humano é indissociável, portanto, as emoções da relação pessoal e profissional estão intimamente ligadas. Procure equilibrar os dois lados.
3) Mais importante do que a pressão exercida no trabalho, acredite, existe vida fora dele. A família espera em casa de braços abertos, desde que você adote na íntegra o conceito de família; para onde você corre quando perde o emprego? Eu corri para os braços da minha família e fui muito bem recebida.
4) Não deixe que a fama lhe suba à cabeça. Quanto maior o cargo, maior o tombo e mais difícil a recuperação. Poucos estão preparados para recomeçar a caminhada depois de perder o crachá, o plano de saúde, o vale-refeição e, principalmente, o sobrenome da empresa; no fim das contas, o que conta mesmo é o sobrenome de nascença.
5) Trate bem as pessoas, independentemente do nível hierárquico, o seu e o delas. Em cargos de liderança, se tiver que demitir alguém, seja direto, gentil e transparente, mas não tripudie, é um momento difícil para ambos, a menos que você seja desprovido de hormônios.
6) O fato de não ser reconhecido não significa que o trabalho não foi feito a contento, portanto, enquanto o reconhecimento não vem, continue trabalhando da melhor maneira possível. A vitória conta, mas a batalha também. A vida é uma experiência e quanto mais experiências você tiver, melhor.
7) Pare de se comparar o tempo todo, a menos que lhe sirva de inspiração. É como abrir a Revista Você S/A ou a Boa Forma e descobrir que todo mundo está bem, menos você: cada um tem a sua própria história, portanto, olhe para frente e não perca o objetivo de vista.
8) Nunca vi alguém ser promovido nem ganhar aumento por reclamar e conspirar contra o gestor no corredor, aliás, a conspiração serve apenas para reforçar o seu modelo mental negativo em vez de direcioná-lo para um objetivo maior.
9) Haja o que houver, você tem sempre quatro opções: 1) se não estiver contente, procure seu líder direto e converse 2) pare de reclamar e continue trabalhando. 3) Comece a distribuir currículos. 4) Se tudo parecer impossível, comece use os RH´s, seu network, seus amigos at[e surgir um convite de entrevista.
10) Felizmente, o mundo corporativo sobrevive sem você, portanto, não o carregue nas costas nem se deixe escravizar por uma quantia de dinheiro que nunca será suficiente para compensar o tempo e a saúde que você perde enquanto tenta provar para a família e para o gestor o quanto você é capaz; contudo, lembre-se, dê o melhor de si, seja leal e íntegro ou procure seu autoconhecimento e analise em que lugar será feliz.
Pense nisso, aja diferente e seja bem mais feliz!
EU SOU Anabela Linhares, Master Coach de Carreira, Especializada em Realização Profissional e Psicóloga. Através da minha experiência profissional e de acordo com a minha essência, decidi sair do mundo corporativo e após 28 anos trabalhando na mesma profissão, mesmo sendo bem sucedida e tendo alta performance, percebi que faltava algo a mais, e durante um processo de coaching eu descobri minha missão, meu propósito e a minha essência