Você deseja se destacar da concorrência, ser positivamente reconhecido profissionalmente e deixar o seu legado no mundo corporativo? O segredo é construir a sua marca e fortalecer o seu marketing pessoal.
Para alcançar o sucesso, independentemente se você é um vendedor, um líder, um executivo, um coach ou qualquer outro profissional, é fundamental saber “se vender”. Os produtos mais vendidos têm embalagens atrativas, conteúdo de qualidade e uma divulgação que ultrapassa fronteiras: no caso da sua marca pessoal, a embalagem consiste na imagem que você passa; o conteúdo, nas suas competências, qualidades, no seu diferencial; e a divulgação, na sua comunicação e forma de cativar as pessoas.
Preste atenção em uma personalidade que você admira. Como ela se comporta? Que imagem ela passa? Como se comunica? Como é a sua postura, conduta e como são suas atitudes diante a audiência? O que fez essa pessoa ter uma “marca pessoal” tão bem-sucedida? A resposta para essa pergunta é simples: essa personalidade sabe com quem está falando, sabe a mensagem que almeja transmitir e, principalmente, sabe muito bem como transmiti-la.
Com estas 10 dicas para construir o seu marketing pessoal, você pode ser tão bem-sucedido quanto ela!
1.Estipule metas e tenha um plano de ação.
Ao saber muito bem aonde pretende chegar, você construirá o seu marketing pessoal de forma mais estratégica e eficiente. Definir o seu propósito, as suas metas e planejar a sua carreira, elaborando um plano de ação com ajuda do coaching, é fundamental para atingir o sucesso.
2. Determine os seus diferenciais.
Não é novidade que o mercado está cada vez mais competitivo. Como se destacar entre milhares de profissionais tão, ou mais, experientes e qualificados que você? Desenvolvendo diferenciais fortes, relevantes e exclusivos. Liste os seus e trabalhe o seu marketing com base neles.
3. Defina o seu público-alvo.
Que perfil você almeja cativar? Que tipo de pessoa, em quais cargos, com atuação em quais empresas? É essencial definir a “persona” da sua marca pessoal, ou seja, ter em mente quem é exatamente o seu público-alvo.
4. Comunique-se de forma eficaz.
Com metas, diferenciais e público definidos, o próximo passo é trabalhar o seu poder de comunicação. O tom e o ritmo da voz, os seus gestos, o seu vocabulário, gírias e jargões dizem muito sobre você. Ter consciência de como usá-los é fundamental para a sua imagem profissional.
5. Tenha uma postura profissional.
Se você estiver investindo em uma marca pessoal voltada à sua carreira, tenha sempre uma postura profissional independentemente da situação, pois a qualquer momento você poderá se deparar com alguém conhecido ou um cliente potencial. O que muda é o nível de formalidade indicado a cada situação.
6. Cuide de sua imagem visual.
Não adianta comunicar-se como um vencedor e manter uma postura profissional exemplar se a sua imagem não for coerente com o seu comportamento e suas qualificações. Cuide de seu corpo, de sua saúde, de sua aparência e vista-se de acordo com o mercado em que você atua.
7. Tenha um cartão de visita – no bolso e na web.
Você pode se deparar com um cliente potencial quando menos esperar. Tenha sempre em mãos um cartão de visita bem estruturado, mas não deixe de também marcar presença no mundo digital. Se preciso, crie o seu site, ou um blog, e fortaleça a sua imagem nas redes sociais.
8. Seja positivo.
A positividade é importante por conta de dois aspectos: para você manter o foco em suas metas e para cativar as pessoas. Seguindo o caminho do positive coaching, você manterá acesa a chama da esperança, da perspectiva e do autocontrole. Ao tratar as pessoas de forma positiva, você construirá relacionamentos saudáveis e frutíferos, inerentes ao seu sucesso.
9. Seja ético.
Para sustentar o seu sucesso, é indispensável ter ética e agir de acordo com ela. Existem casos de marcas que atuam de forma desonesta e atingem o sucesso, mas que, ao serem desmascaradas, têm seu reinado afundado. Não cometa esse erro: valorize a honestidade.
10. Esteja em constante desenvolvimento.
O desenvolvimento constante de suas forças é a chave para o seu sucesso. Para ter uma marca pessoal bem-sucedida, torne-se referência em algo e desenvolva as competências necessárias para deixar o seu legado, sempre acompanhando as tendências do mundo.
Você deseja ter as competências dos líderes, executivos, vendedores e coaches de maior sucesso no mundo e construir uma marca pessoal extraordinária? Faça coaching e entenda o verdadeiro significado da excelência!
@anabelacoach
EU SOU Anabela Linhares, Master Coach de Carreira, Especializada em Realização Profissional e Psicóloga. Através da minha experiência profissional e de acordo com a minha essência, decidi sair do mundo corporativo e após 28 anos trabalhando na mesma profissão, mesmo sendo bem sucedida e tendo alta performance, percebi que faltava algo a mais, e durante um processo de coaching eu descobri minha missão, meu propósito e a minha essência